CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
OBJETIVOS:
- Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor;
- Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Prato de papel;
- Tinta verde;
- Olhos móveis;
- Papel vermelho;
- Cola.
-Link da música: Bicho de bocão
https://www.youtube.com/watch?v=w909HQlLVPw
-Link da música: Sapo Jururu
https://www.youtube.com/watch?v=x8JirVDqvmo
DESENVOLVIMENTO:
- Assistam juntos aos vídeos listados nos recursos didáticos.
- Separe os materiais com a criança.
- Coloque a tinta verde no prato de modo que a criança possa espalhar à vontade a tinta. Deixe secar.
- Recorte no papel vermelho a língua do sapo.
- Depois da tinta seca, dobre o prato ao meio, deixe que a criança espalhe a cola para colar os olhos e a língua do sapo.
- Deixe que a criança se divirta com o sapo.
Sugestão de atividade:
- Ao invés de pratinho pode-se usar um círculo de papel, se possível, verde ou pintado. Dobre a folha ao meio, peça a criança para passar cola e colar os olhos e a língua do sapo.