Quantas Colheradas ?

CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”.

 

OBJETIVOS:

- Classificar objetos considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma).

- Adquirir controle ao transpor grãos de um lado a outro.

- Contar oralmente quantidade de colheres despejadas nos recipientes.

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Material enviado no kit pedagógico:

- Placas com apenas os numerais de 1 a 5 do cabelo maluco

- Recipientes para transpor os grãos

- Grãos a sua escolha: Feijão, milho, arroz...

- Colheres de sopa e de sobremesa.

 

DESENVOLVIMENTO:

- Para iniciar esta atividade separe os grãos e coloque dentro de um recipiente.

- Separe os dois talheres e coloque ao lado dos recipientes.

- Deixe as vasilhas que serão utilizadas uma do lado da outra. Vocês podem colocar a quantidade que quiserem.

- Explique a criança que ela irá transferir os grãos de uma vasilha para outra. Faça isso utilizando uma colher de sopa e depois a de sobremesa.

- Embaixo de cada vasilha vazia, coloque a placa dos numerais (utilizem a do cabelo maluco). Assim, a criança poderá relacionar o numeral a quantidade de colheres que serão inseridas nos potes.

- Solicite que a criança encha as colheres com os grãos e transponha para o outro recipiente. A quantidade de colheradas deve ser correspondente ao numeral que estará embaixo da vasilha.

- Depois de transpor, peça que observe a quantidade em cada vasilha.

 

Esta atividade desenvolve a independência, ordem, concentração e coordenação para que a criança se torne cada vez mais apta e construa sua autonomia.

 

Não esqueçam de registrar estes momentos em nossas redes sociais.

Bom trabalho!!!

 

    

 

Ensino infantil e
fundamental
Whatsapp