CAMPO DE EXPERIÊNCIA: “ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
OBJETIVOS:
- Incentivar o interesse da criança em ouvir histórias lidas ou contadas.
- Reconhecer elementos das ilustrações de histórias.
- Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
- Manusear diferentes instrumentos e suportes para manuseio e pintura.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- História (link sugerido no desenvolvimento);
- Músicas (links sugeridos no desenvolvimento);
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Pincel hidrocor;
- Folhas de papel coloridas;
- Olhos móveis ou recortes de papéis formando olhos;
- Cola;
-Tinta guache;
- Pincel hidrocor;
DESENVOLVIMENTO:
- Convide a criança para assistir aos vídeos musicais abaixo:
“Cinco patinhos”.
https://www.youtube.com/watch?v=fbO0zeX3igA
“Patinho Colorido”.
https://www.youtube.com/watch?v=ZL9pTiY1RPg
- Após se divertirem com as músicas, convide a criança para fazer alguns patinhos.
- Recorte círculos das cores do patinho do vídeo e deixe a criança explorar, montando patinhos coloridos.
- Corte um círculo grande, em seguida corte-o ao meio (formando uma meia lua), você pode utilizar potes redondos para servir de molde;
- Corte um círculo pequeno para ser a cabeça, recorte o bico e os pezinhos;
- Trace a mãozinha da criança para ser o rabinho;
- O patinho colorido, pode ser feito usando as cores dos vídeos ou deixe que a criança use a imaginação e escolha as cores a serem usadas.
- Pronto! Agora, é só cantar e dançar as músicas do patinho.
VARIAÇÕES DESSA BRINCADEIRA:
-Os patinhos podem ser feitos com pratos de papel descartável, com carimbo das mãozinhas, usando todas as formas e todas as cores!!
-Os olhos podem ser feitos com papel branco e preto ou desenhado.