O QUE É? O QUE É ? QUE SOMBRA É?

CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”.

 

OBJETIVOS:

- Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

- Desenvolver a percepção visual.

- Observar o contorno das sombras de pessoas e objetos em diferentes posições.

- Aguçar a observação e trabalhar com sombra/luz e desenho.

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

- Lanternas ou luz solar;

- Lençóis;

- Objetos luminosos ou pequenos objetos;

- Giz de lousa branco ou carvão.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

  • Separem as lanternas ou use a lanterna do celular. Separem também objetos de sua preferência para iniciarem a interação.

Escolham um espaço da casa. Para realizar a sombra, vocês podem utilizar o recurso de colocar um lençol preso entre duas cadeiras, ou coloque o lençol sobre a mesa (de forma que fique dependurado).

  • Acenda a lanterna e transmita a luz para o local que está o lençol.
  • Separem diversos brinquedos, objeto que tenha a forma de animal e brinquem emitindo sons dos mesmos. Ex.: Se tiver uma miniatura de leão ou dinossauro, faça você primeiro e depois convide a criança para fazer o mesmo. Ela pode imitá-lo ou fazer de forma diferente.
  • Se não quiserem utilizar a lanterna como recurso, podem fazer esta experiência do lado de fora da casa. Aproveite a luz do sol e escolha objetos próximo a uma parede ou até mesmo no chão. Sentem-se e em seguida desenhe em volta das sombras.
  • Brinquem de colocar partes do corpo na sombra e depois tirem. Criem outras sombras com a mão, com a cabeça...
  • Combinem de fazer marcas no interior das sombras.
  • Propicie que a criança faça sombra com o corpo enquanto os demais do grupo desenhem no interior desta sobra. Utilizando giz de lousa ou carvão.
  • Deixem que a criança explore o desenho e crie suas marcas sem necessidade de contornar as sombras.
  • Não apague os desenhos e volte para eles assim que a sombra mudar de lugar, portanto é necessário ter uma sombra de elemento fixo.
  • Indague a criança: “O que será que aconteceu?” Deixe que crie suas explicações orais e corporais.

 

O MOMENTO É DE USAR A IMAGINAÇÃO!!!

                                                                 

 

 

              

Ensino infantil e
fundamental
Whatsapp