Fundo do Mar

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”

 

OBJETIVOS:

- Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os e nomeando-os.

- Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

- Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, pintar.

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

- Pratinho ou bandeja de papelão ou isopor;

- Tinta azul e de cores diversas;

- Potinho de “Yakult” vazio e higienizado;

- Pedaços de papel colorido;

- Olhinhos;

- Pincel e cola.

 

DESENVOLVIMENTO:

- Pergunte a criança quais animais aquáticos ela já conhece. Convide-a para assistir aos vídeos abaixo sobre os animais que moram no fundo do mar.

https://youtu.be/iY91JoMWQoM

https://youtu.be/QOHwWoKVKHw

- Converse sobre os animais que apareceram no vídeo.

- Convide-a para fazer uma pintura do fundo do mar. Peça ajuda para separar os materiais.

- Peça a criança para pintar o fundo do pratinho de azul, onde será a água do mar.

- Agora vamos fazer o peixinho! Deixe que a criança escolha a cor e pinte o potinho de Yakult.

- Separe dois olhinhos, recorte duas barbatanas e peça a criança para colar no peixinho.

 - Depois que a tinta secar, ajude a criança a fixar os seus animais aquáticos no pratinho pintado.

- Está pronto! Um lindo quadro do fundo do mar.

 

VARIAÇÕES DA ATIVIDADE:

- Os animais aquáticos podem ser confeccionados por qualquer material que vocês tiverem em casa. Tampinhas, papel colorido, esponja... Abusem da criatividade. Podem acrescentar também outros animais ou elementos do fundo do mar como areia e conchinhas.

 

                                         

Ensino infantil e
fundamental
Whatsapp