CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”
OBJETIVOS:
- Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Caixa de leite vazia;
- Papel Sulfite branco;
- Tinta guache;
- Durex colorido;
- Tesoura;
- Lã ou barbante;
- Alpiste ou outra comida para pássaros.
DESENVOLVIMENTO:
- Separe junto com a criança todo o material necessário para a atividade.
- Faça o corte na caixa de leite onde será o local que ficará a comida.
- Encape a caixa com papel ofício branco.
- Disponibilize as tintas para a criança. Deixe que ela pinte da forma que desejar. Espere secar.
- Após seco a criança poderá decorar o comedouro com durex colorido.
- Depois de pronto, peça a criança para colocar a comida.
- Escolham juntos o melhor lugar para pendurar o comedouro, pode ser numa janela ou em uma árvore.
- Observe diariamente se os pássaros estão indo se alimentar.
- Questione a criança sobre o tipo de pássaro que está indo se alimentar, se é pequeno, se é grande, qual a cor, se se ele canta e etc.
- Dê a criança a tarefa de todos os dias observar se ainda tem comida ou se é preciso colocar mais.