ALIMENTANDO OS PÁSSAROS

CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”

 

OBJETIVOS:

- Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

- Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

- Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

- Caixa de leite vazia;

- Papel Sulfite branco;

- Tinta guache;

- Durex colorido;

- Tesoura;

- Lã ou barbante;

- Alpiste ou outra comida para pássaros.

 

DESENVOLVIMENTO:

- Separe junto com a criança todo o material necessário para a atividade.

- Faça o corte na caixa de leite onde será o local que ficará a comida.

- Encape a caixa com papel ofício branco.

- Disponibilize as tintas para a criança. Deixe que ela pinte da forma que desejar. Espere secar.

- Após seco a criança poderá decorar o comedouro com durex colorido.

- Depois de pronto, peça a criança para colocar a comida.

- Escolham juntos o melhor lugar para pendurar o comedouro, pode ser numa janela ou em uma árvore.

- Observe diariamente se os pássaros estão indo se alimentar.

- Questione a criança sobre o tipo de pássaro que está indo se alimentar, se é pequeno, se é grande, qual a cor, se se ele canta e etc.

- Dê a criança a tarefa de todos os dias observar se ainda tem comida ou se é preciso colocar mais.

 

                                                   

 

 

 

 

 

 

 

Ensino infantil e
fundamental
Whatsapp